menu
36 Encontro Nacional MGF

Workshop
A Arte de Tratar com Grupos Balint – uma perspetiva prática

Data de realização: 13 de março de 2019   Horário: 18h00-19:30   Local: a informar    Inscreva-se aqui

Coordenação: APGB/APMGF

Dinamizadores:

Iwona Tomczak
Médica de Familia. UCSP Alvalade, ACES Lisboa Norte. Membro e Facilitadora de um Grupo Balint

Jorge Brandão
Médico Assistente Graduado de MGF. Vice-presidente da Federação Internacional Balint. Membro e Facilitador de um Grupo Balint

Magda Alves Simões
Médica de Familia. UCSP de Linda-a-Velha, ACES Lisboa Ocidental e Oeiras. Membro de um Grupo Balint.

Carolina Abreu
Médica Interna de MGF. USF São Julião, ACES Lisboa Ocidental e Oeiras. Membro de um Grupo Balint.

 

Michael Balint desenvolveu um método inovador para estudar a relação médico-utente. Pretendia transpor alguns dos fundamentos da psicanálise para a prática clínica diária. Assim surgiram os Grupos Balint (GB), uma forma de prática reflexiva grupal onde se discutem casos clínicos vivenciados pelos participantes. A principal tarefa destes grupos é a análise da relação médico-utente. Proporcionam um espaço seguro onde podem expressar-se dificuldades e emoções decorrentes de um dado encontro clínico. Posteriormente, a situação é comentada e analisada. Nos GB, as interrupções, críticas e conselhos são desencorajados e a segurança do grupo é mantida através de diretrizes claras sobre confidencialidade e respeito. Representam, assim, um meio estruturado para discutir dificuldades, promover o autoconhecimento profissional, partilhar ideias e emoções e quebrar o isolamento e solidão em que o exercício da medicina geral e familiar ainda é muito praticada.

Pretende-se com este workshop permitir a participação experimental num GB, compreender a sua dinâmica de funcionamento e adquirir através da experiência grupal novas formas de pensar e gerir encontros difíceis na prática clínica.

keyboard_arrow_left Voltar