menu
36 Encontro Nacional MGF

Workshop
Abordagem da Insónia nos Cuidados de Saúde Primários

Data de realização: 13 de março de 2019   Horário: 18h00-19:30   Local: a informar    Inscreva-se aqui

Coordenação: Grupo de Estudos de Saúde Mental APMGF

Dinamizadores:

Claúdia Penedo
Médica de Familia. USF Emergir, ACES Cascais

Diana Manso
Médica de Familia. Hospital Ruber Juan Bravo, Madrid

Luis Amaral
Médico Interno MGF. USF Serra da Lousã

Luis Heitor
Médico de Familia. USF Margina, ACES Cascais

Paulo Guedes
Médico Interno MGF. USF Horizonte, ULS Matosinhos

 

A insónia pode ser definida como a perceção subjetiva de dificuldade na iniciação, duração, consolidação ou qualidade do sono que ocorre apesar da oportunidade adequada para o sono, e que resulta em alguma forma de limitação durante o dia.

As estimativas de prevalência variam de acordo com o desenho do estudo e definição de insónia utilizada. No entanto, um terço a dois terços dos adultos referem sintomas de insónia de qualquer gravidade e aproximadamente 10 a 15% insónia crónica com consequências diurnas. Esta é uma das queixas mais comuns nos cuidados de saúde primários, sendo responsável por um elevado número de consultas e prescrição de benzodiazepinas.

A abordagem da insónia deverá passar sempre por uma história clínica avaliação completa com boa caracterização semiológica para garantir o seu correto diagnóstico. Só assim será possível uma abordagem terapêutica individualizada combinando as diferentes estratégias não farmacológicas e farmacológicas disponíveis para potenciar a melhoria do utente.

Pretende-se com esta formação a aquisição de competências na identificação das características dos principais tipos de Patologia do Sono, assim como a reflexão sobre as várias abordagens terapêuticas disponíveis.

keyboard_arrow_left Voltar