menu
36 Encontro Nacional MGF

Workshop
O papel do Médico Dentista e a interação com a MGF

Data de realização: 13 de março de 2019   Horário: 16h00-17:30   Local: a informar    Inscreva-se aqui

Coordenação:

José Frias Bulhosa
Médico Dentista. ACeS Baixo Vouga

Dinamizadores:

Júlio Fonseca
Médico Dentista. OrisClinic (Coimbra) e Centro Visages (Viseu)

Otília Lopes
Especialista em Cirurgia Oral

 

Caracterização dos diferentes módulos do PNPSO na consulta de MGF

Desde a revisão do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO) de 2009 que a MGF é o principal interlocutor responsável pela referenciação para a consulta de medicina dentária.
A Plataforma Informática SISO-Sistema Informático de Saúde Oral permite a emissão das referenciações, seja através da emissão de “cheques-dentistas” para o sector privado, seja mais recentemente, para Saúde Oral-CSP no SNS; bem como, é nesta plataforma que são registados: diagnósticos, planos de tratamento e procedimentos terapêuticos executados pelos médicos dentistas a utentes do SNS.
O PNPSO apresenta vários módulos que integram populações-alvo diferentes e objectivos terapêuticos / vigilância diferentes; nesse sentido, serão revisitados os diferentes módulos e condições de elegibilidade para os utentes serem adequadamente referenciados pelo MGF para cuidados de saúde oral.

 

Dor Orofacial, Distúrbios Temporo-Mandibulares, Bruxismo e Cefaleias // Roncopatia e Apneia do Sono.

Tratando-se de patologias tão vastas, com etiologias, métodos de diagnóstico e tratamento bastante diferentes, o autor procurará abordar pontos-chave que permitam ao clínico um correcto diagnóstico diferencial, e a compreensão do contributo do Médico Dentista na abordagem ou tratamento destas patologias. No que diz respeito às Disfunções Temporomandibulares (DTM), são a principal causa de dor (de origem não odontogénica) na esfera orofacial. Envolvem dor músculo-esquelética, distúrbios na dinâmica mandibular e/ou limitação funcional. São consideradas a segunda desordem músculo-esquelética mais comum depois da dor lombar e afectam entre 5-12% da população, com um custo anual estimado para os Estados Unidos da América de 4 biliões de dólares. Apresentam frequentemente uma multiplicidade de sinais e sintomas, sobreponíveis até a outras patologias, pelo que um adequado diagnóstico diferencial é determinante no sucesso do tratamento.

 

Patologia dos tecidos moles da cavidade oral

No âmbito do workshop de Saúde Oral no 36º Encontro Nacional de MGF, pretende-se com a conferência na área da Patologia Oral atualizar os conhecimentos dos Médicos de Saúde Geral e Familiar sobre exame clínico da cavidade oral com particular ênfase no diagnóstico diferencial de variantes anatómicas, lesões benignas de etiologia variada, lesões potencialmente malignas da cavidade oral e cancro oral.
Os casos clínicos apresentados são o ponto de partida para a discussão dos aspetos epidemiológicos da patologia oral mais frequente, características clínicas, evolução clínica e tratamento.

keyboard_arrow_left Voltar