menu
36 Encontro Nacional MGF

Workshop
Trabalhos de Melhoria da Qualidade: como fazer

Data de realização: 16 de março de 2019   Horário: 08h45-10:15   Local: a informar    Inscreva-se aqui

Dinamizadores:

David Rodrigues
Médico de Família. USF Santa Cruz, ACES Oeste Sul, ARSLVT. Assistente Convidado na Unidade Medicina Geral e Familiar, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Formador de cursos de Qualidade e cursos de avaliação de literatura médica (CALM). Coordenador do projeto Evidentia Médica.

Bruno Heleno
Médico de Família. USF das Conchas, ACES Lisboa Norte, ARSLVT. Professor Auxiliar de Medicina Geral e Familiar na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Coordenador e formador de cursos de Investigação clínica e Curso de Avaliação de literatura médica (CALM)

Catarina Viegas Dias
Médica de Família. ARSLVT. Assistente livre na Unidade de Medicina Geral e Familiar, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Criadora da iniciativa Evidence Based Brunch; Formadora nos cursos de avaliação de literatura médica (CALM);

Clara Jasmins
Médica Interna de Medicina Geral e Familiar. USF Venda Nova, ACES Amadora ARSLVT. Formadora nos cursos de avaliação de literatura médica (CALM)

 

O trabalho em equipa é uma realidade da MGF portuguesa do século XXI. Qualquer equipa deve funcionar baseada numa filosofia de inovação e melhoria contínua dos seus processos e procedimentos. Para inovar e melhorar é necessária mudança. A Qualidade em saúde é uma área que procura provocar mudança de acordo com os melhores padrões que a evidência médica nos revela, tendo em conta as especificidades das pessoas e de cada contexto no qual os cuidados de saúde acontecem. O primeiro passo num ciclo de melhoria da qualidade é a correta identificação de problemas e necessidades de mudança e estabelecimento de objetivos. Será sobre este primeiro e crucial passo que este workshop vai incidir. Os autores consideram que existe pouca oferta formativa na área da qualidade nos cuidados de saúde primários portugueses pelo que decidiram partilhar a sua experiência na área para contribuir para uma melhor Medicina Geral e Familiar.

Os objetivos educacionais deste workshop são: entender a Qualidade como um processo contínuo de mudança que envolve todos quantos trabalham na Instituição de Saúde; promover os programas de melhoria contínua da qualidade dentro das atividades correntes das unidades funcionais nos cuidados primários de saúde; capacitação para identificação de problemas na unidade de cuidados de saúde; conhecer e aplicar técnicas de identificação e priorização de problemas de Qualidade.

O impacto que esperamos que este workshop venha a ter passa por aumentar os índices motivacionais dos formandos para abordar o tópico da Qualidade em Saúde. Esperamos capacita-los com os conhecimentos e os instrumentos que permitam iniciar atividades de avaliação e melhoria da Qualidade, na área da organização e prestação de cuidados de saúde. Por último, pretendemos que os formandos sejam agentes de mudança nas suas instituições, motivando e formando outros profissionais e que possam levar a cabo, nos seus locais de trabalho, projetos de Melhoria Contínua da Qualidade, com orgulho e alegria.

keyboard_arrow_left Voltar